Texto Reflexivo


Somos "aptos" para muitas coisas, como estudar o àtomo, criar estações espaciais, caucular...
Somos aptos para criticar, competir irregularmente, desafiar...

Bom seria se houvesse aptidão no mundo psíquico humano para se perdoar mais, compreender-se mais, voluntariar-se mais e as devidas ajudas sociais fossem prestadas, e assim o amor estaria em evidência. Ele sairia do envólucro filosófico e estaria presente nos atos.

Pr. Gleidson Luiz Silva

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A maturidade é revelada nos momentos de angustia

É fácil reagirmos e pensarmos com lucidez quando o sucesso bate à nossa porta, mas é difícil conservarmos a serenidade quando as perdas e as dores chegam até nós. Muitos em situações adversas revelam irritabilidade, intolerância e medo. Se quisermos observar a inteligência e a maturidade de alguém, não devemos analisá-las nos momentos de bonança, mas nos invernos da vida.
Muitas pessoas, incluindo intelectuais, comportam-se com elegância quando o mundo os aplaude, mas perturbam-se quando os fracassos e os sofrimentos batam às suas portas. Não conseguem superar suas dificuldades.
Houve um homem, na história, que não se abalava ao ser contrariado. Jesus não se perturbava quando seus seguidores não correspondiam às suas expectativas. Diferentemente de muitas pessoas, que pensam ser alguma coisa, mas na verdade não sabem como convém saber, nosso senhor usava cada erro e dificuldade das pessoas que o cercavam, não para diminuí-los, mas para que revissem suas próprias histórias e refletissem sobre seus próprios erros.
Sejamos iguais ao Mestre. Vamos olhar com amor os erros do próximo e com carinho faze-lo pensar no ponto de onde caiu, aonde errou e estimula-lo a reconstruir e a erguer a sua cabeça e marchar adiante, pois isso, sim, é cristianismo.


Transcrito e adaptado pelo Pr. Gleidson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário